Thursday, December 4, 2008

Palestra "Biodiversidade - Vida e Água"



No dia 26 de Novembro esteve presente em Vila Flor, o Professor Doutor Jorge Paiva - famoso botânico, investigador e Professor Catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra - que a convite do grupo Disciplinar de Biologia e Geologia da Escola EB 2,3/S de Vila Flor, proferiu a palestra Biodiversidade - Vida e Água, para alunos de 7.º e 8.º anos, pelas 9.00 horas no Auditório Municipal Adelina Campos.
Os alunos, acompanhados pelos seus professores, dirigiram-se ao Auditório e assistiram à palestra de forma muito atenta e participativa, tendo-se mostrado, entusiasmados com a iniciativa e motivados para o tema.
O biólogo descreveu como a espécie humana, inicialmente vegetariana, imitou os animais ao iniciar-se nas actividades da caça e ao incluir a carne no seu regime alimentar. Foi também imitando os animais, explicou o Professor, que os homens começaram a usar as plantas para fins medicinais. Exemplificou referindo que “se um cão, animal carnívoro, com problemas intestinais, comia determinada planta, essa planta também deveria ser útil ao homem, nas mesmas circunstâncias". Sublinhou ainda que o homem, com as suas actividades, tem contribuído de forma decisiva para a redução da biodiversidade, actuando directamente sobre os seres vivos e/ou contaminando os seus habitats. Deu grande destaque à água como elemento fundamental à existência de vida e exemplificou também, como todos nós podemos poupar água e evitar que seja poluída.
Desta forma, foram atingidos os objectivos a que se propôs o Grupo Disciplinar de Biologia e Geologia da escola: sensibilizar os alunos para a preservação da Biodiversidade e para o consumo regrado e consciente da água.
Tudo decorreu com normalidade e às 10.40 horas, alunos e professores, regressaram à escola.

Ana Cristina Simões

3 comments:

BIOAPOIO said...

Assistir à palestra do Professor Doutor Jorge Paiva foi muito interessante. Fez-nos entender, de um modo claro, o que se passa no nosso planeta e o que podemos fazer para evitar que o problema aumente. Adorei ouvir as suas "aventuras"!

Lúcia Morais 8ºB

BIOAPOIO said...

Adorei a palestra! Foram tratados assuntos muito importantes e de uma forma simples, apelativa e cativante.
Gostei da forma como falou dos problemas que afectam o mundo actualmente. Foi de uma forma apaixonada e preocupada que nos falou dos erros que todos nós estamos a cometer.

Sofia Gomes 8º B

BIOAPOIO said...

É inacreditável a forma como o Professor Doutor Jorge Paiva vive a vida... a necessidade de estar sempre em contacto com a Natureza, a preocupação de a preservar... é espantoso!

Marlene Fernandes 8ºC